Procurar Notícia

Bonecos contam a fábula de Becket em versão multimídia em Pato Branco

  • 13/09
  • Geral
  • Jornalismo

Bonecos de meio metro e gigantes de 2,5 metros estarão no palco Centro Cultural Sesi Pato Branco para encantar o imaginário infantil na peça “Hoje Godot Não Vem”. O espetáculo tem como protagonistas Didi e Juju, que passam o dia tentando preencher o silêncio da espera com perguntas delicadas. Eles criam hipóteses até para perguntas sem respostas. 

 

Como pano de fundo e referência, a Cia Caravan Maschera apresenta uma versão para público jovem do texto de Samuel Becket “Esperando Godot”. A essência do texto é transcendida em tensões emotivas e sensitivas criadas pelas imagens, musicalidades, formas animadas e texto lírico. A adaptação da fábula de “Esperando Godot” foi revisitada por meio de diálogo poéticos, numa estrutura que remete ao poema livre. O espetáculo aguça no espectador o seu potencial de imaginação e de ressignificação das coisas; incita o público infantil a descobrir outro olhar sobre suas transformações e aflições enquanto criança.

 

A proposta do espetáculo é, justamente, provocar uma suspensão da vida quotidiana apressada das crianças de hoje. Durante alguns minutos, o público infantojuvenil é convidado à uma meditação do olhar e de poesia textual que contrastam com o alvoroço do dia a dia. Este convite ao silêncio e ao estímulo do imaginário vêm socorrer uma necessidade profunda das crianças de divagar, devanear, sonhar e vaguear sobre suas próprias fantasias, em contraste com a tecnologia e o mundo virtual que os cerca de forma compulsiva.

 

A tragicomédia revolucionou a narrativa do teatro no século XX e, nesta releitura, preserva a qualidade filosófica do texto original. Longe de ser monótona, são utilizadas diversas técnicas de manipulação que têm sido pesquisadas pela Cia Caravan Maschera em 10 anos de pesquisa: bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos, formas animadas, teatro de sombras, paper theater e cinema do tipo stop motion. Tudo para se comunicar com o público infantojuvenil a partir de 8 anos.  

 

Serviço:

[teatro de bonecos] Sesi Cultura Paraná apresenta “Hoje Godot não Vem”

Data: 15 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h30

Endereço: Centro Cultural Sesi Pato Branco – Rua Xingú, 833 Amadori – Pato Branco PR 

Entrada Franca. Retire seu ingresso antecipadamente no local 30 minutos antes do início do espetáculo. 

Classificação indicativa: livre